domingo, 20 de janeiro de 2013

Sanguessugas

São nos momentos mais difíceis de nossas vidas que percebemos quem são as pessoas que verdadeiramente se importam conosco.

A maior parte das pessoas com as quais nos relacionamos sequer estão interessadas em saber se estamos bem ou não. Querem apenas visualizar um sorriso em nosso rosto a qualquer hora e simplesmente desaparecem quando percebem que o sorriso pode nem sempre estar lá.

"Curiosamente", essas mesmas pessoas também são aquelas que sempre nos procuram quando precisam de alguma coisa. 

Elas nos procuram quando brigam com a família, com o namorado (a), com algum amigo... Elas pensam em nós quando estão com algum problema no trabalho, algum problema financeiro, ou quando precisam de um ombro amigo.

Contudo, essas mesmas pessoas, quando perguntam "e aí, tudo bem com você?" não estão realmente interessadas na sua resposta. Elas esperam dos outros total atenção e consideração com seus problemas, porém são incapazes de agir da mesma maneira.

Elas vão sugando tudo o que você puder lhes dar e jamais oferecem alguma coisa em troca. 

Não se importam em saber se você precisa de ajuda, de carinho, de consolo, de um simples abraço... 

São pessoas que somente se aproximam quando VOCÊ tem algo a lhes oferecer. Elas sabem que, por vezes, você está atravessando fases ruins e, "misteriosamente" ficam ocupadas demais até para mandar um e-mail dizendo "oi, passei para saber como vão indo as coisas...". 

São raras as pessoas que, percebendo que você não está bem, lhe estendem a mão e ajudam a segurar a barra. São raras as que, de fato, se preocupam com você. E estas poucas são aquelas que, independentemente de você estar em um bom ou mau momento, estarão sempre ao seu lado. 

As demais pessoas, infelizmente, são apenas as "amizades sanguessugas" que permeiam nossas relações.




Déia escreve aos domingos e está nauseada por perceber a quantidade de "amigo (a) sanguessuga" que existe mundo afora...

6 comentários:

Inaie disse...

Ah Déia, to achando que vc anda escolhendo mal as suas amizades.

Andréia B. Borba disse...

Pois é, Inaie, pode ser, viu? :/

Lila disse...

Deia, o nosso tempo e precioso demais para "perder" com pessoas que so querem tirar vantagem da gente. Nos ultimos anos fiz uma limpa e me sinto muito mais leve.
Tenta ai, vale a pena :-)
Beijocas querida.

andreia disse...

Concordo: a solução é fazer uma limpa!

Eu fiz uma forçada (já escrevi aqui tempos atrás, nada como ter um problema de longo prazo pra saber quem realmente fica).

O problema é que muitos sanguessugas não são evidentes, não mostram sua real faceta logo de cara... Então sempre corremos o risco de esbarrar com uma nova espécie.

Beijos

Paulo Cesar disse...

pç[a .Amdrea,passando pelo seu blog e os comentários vi que a sua síntese do próprio comentário é tudo. " nada como ter um problema de longo prazo pra saber quem é ou não amigo ". Sim, você matou todaas as charadas que envolvem as relações humanas de hoje. Mas isso é a vida. Se valer pra você, prefiro ter bons amigos , mas sem contar com eles, partilhar , mas apneas dizendo o que me interessa, fazer coisas junto, desde que eu mesmo queira fazer aquilo. É que as pessoas pularam das amizades baseadas e conceitos religiosos de 500 anos para conceito algum, baseado no nada e tendo como plano de fundo apenas a grana, a posi~~ao social, e coisas que possam trazer vantagens para uma ou duas das partes. Alguém pode querer estar com você porque você ,sendo bonitoa, pode " fazer com que os outros vejam com que mulher estou ,bla nla nla " pura ficção mental do cara. Mas é só um exemplo. Se você aceitar um grão de vida, viva sua vida com as coisas que você pode acrescentar a si própria e seja gentil com o pessoal, porque o resto não interessa mesmo. Boa sorte.

Eu não tenho conserto disse...

Essas pessoas são aquelas FDP que não merecem receber o nome de "amiga". Eu me disponho sempre a escutar o problema de alguém e me sinto lisonjeada por esse alguém ter confiado em mim para contar suas coisas. Logicamente, quando eu precisar, vou tentar conversar com essa pessoa. Se ela agir de modo "sanguessuga" da próxima vez que ela tentar me falar alguma coisa da vida dela.. eu vou dar a minha resposta padrão de quem não está interessada "é... é foda..." e só!
Dane-se ela!
bjksssssss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...